MENSAGEM DO CO-PRESIDENTE
Eduardo Samo Gudo, MD PhD
As mudanças climáticas têm impacto severo na Saúde, tanto individual como colectiva, o que poderá agravar nos próximos anos, décadas e séculos, se nada fizermos para inverter. A ciência e a inovação poderão jogar papel fundamental para mitigar este impacto.
Neste contexto, tenho a satisfação de comunicar que se vai realizar na Cidade de Maputo, entre os dias 02 e 03 de Novembro de 2023, a segunda Conferência de Mudanças Climáticas na Saúde, subordinada ao lema “Fortalecendo a resiliência climática em saúde com base na evidência e inovação científica“. A conferência irá reunir os principais especialistas, decisores políticos, profissionais e investigadores nacionais e internacionais para discutir, colaborar e partilhar conhecimentos sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde, estratégias e políticas de construção de resiliência e adaptação.
Este evento é organizado pelo Instituto Nacional de Saúde e Observatório Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e diversas instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.
Estamos entusiasmados por realizar este importante evento, num momento em que as mudanças climáticas representam uma das maiores ameaças a Saúde Global. Nos últimos anos, os eventos climáticos extremos resultaram em destruição de infra-estruturas sanitárias, como também em rupturas importantes na provisão continuada de serviços. Ainda, incrementaram a frequência e magnitude dos surtos e epidemias causadas por doenças infecciosas, particularmente doenças transmitidas por vectores e doenças diarreicas.
A construção de resiliências e a adaptação da Saúde às mudanças climáticas, envolve conhecimento inovador e criativo. Esperamos, nesta conferencia, poder partilhar experiências, práticas, inovações, abordagens criativas e sustentáveis para a adaptação da Saúde às mudanças na Saúde. Pretendemos ainda, aumentar a consciência sobre os impactos negativos das mudanças climáticas na Saúde, e formas de adaptação.
Estou esperançado que este evento seja uma experiência gratificante e enriquecedora para todos os envolvidos, e que as discussões contribuam para a construção de um mundo, e de Moçambique em particular, cada vez mais saudável e seguro para todos face as mudanças climáticas.
Agradeço por se juntarem a nós nesta iniciativa, que é a Conferência sobre o Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde.
O Co-Presidente
Instituto Nacional de Saúde
Eduardo Samo Gudo, MD PhD