Tatiana Jorge Marrufo, MPH
Investigadora do Instituto Nacional de Saúde (INS), licenciada em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane (2008), Mestre em Saúde Pública pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (2021) e desde 2022 que é Doutoranda em Ecologia e Saúde Ambiental pela Universidade Fernando Pessoa, Porto-Portugal.
Tatiana é investigadora há mais de 10 anos com foco em áreas e ciências do ambiente que se interligam com a saúde pública e epidemiologia, sendo a sua experiência voltada para temáticas de etnobotânica, nutrição, clima e saúde e mineração artesanal. Ao longo da sua carreira já liderou projectos na área de avaliação de impacto na saúde relacionado a doenças infecciosas, assim como sobre a resiliência do sector de saúde aos impactos das mudanças climáticas.
Desde 2016 que coordena a Plataforma de Observação em Clima, Ambiente Saúde do Observatório Nacional de Saúde, e o Programa Estratégico de Saúde e Ambiente, incluindo a Saúde do Trabalhador no Instituto Nacional de Saúde. Ainda nesta instituição, em 2019 foi apontada como Chefe de Repartição do Secretariado Técnico do Observatório Nacional de Saúde, função que desempenha até ao presente momento.