Ângela Marques, MSc
angela.marques@undp.org
Ângela Marques tem trabalhado em áreas relacionadas com o Desenvolvimento e Emergência nos últimos 18 anos, tendo servido em diferentes países da Europa, América Latina e Caraíbas e África – incluindo países PALOP como a Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e estando em Moçambique há cerca de 5 anos como Chefe do Programa de Saúde.
A Ângela tem trabalhado na resolução de problemas de desenvolvimento em matéria de pobreza e desigualdade, governação da saúde pública, populações-chave, incluindo mulheres jovens, ambiente/gestão de resíduos, prevenção de conflitos através de modelos liderados pela comunidade e pilotagem de soluções inteligentes para a integração de pilares tecnológicos em infra-estruturas físicas de cuidados de saúde. Tem também liderado projectos de resposta a emergências, nomeadamente no contexto da prevenção, preparação e resposta a pandemias. Com um mestrado em Ciências Sociais, com ênfase em Administração e Gestão de Políticas Públicas aplicadas ao Desenvolvimento, possui também uma certificação em Gestão de Projectos e é especialista em HIV, Saúde e Desenvolvimento, com missões eficazes e bem-sucedidas no pós-Ébola, recuperação e desenvolvimento pós-conflito e aberto.
Em Moçambique, Ângela foi chamada para iniciar o Programa de Saúde. O PNUD e o Ministério da Saúde (MISAU) iniciaram a parceria em 2019. Nos últimos anos, a colaboração conjunta resultou na incorporação de vários doadores no programa, que atualmente está consolidado em eixos estratégicos chave de intervenção alinhados com as Políticas Nacionais e prioridades do MISAU.