Genito Maure, PhD
Professor Auxiliar na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique, especializado em mapeamento de risco e adaptação climática na África Austral. É doutorado desde 2013 em Ciências Ambientais e Geográficas pela Universidade de Cape Town, com foco em modelação climática regional. Ele é o autor principal de um estudo crucial sobre os impactos do aquecimento global de 1,5 grau Celsius na África Austral.
Maure é co-pesquisador principal em dois projectos internacionais recentemente aprovados, REPRESA e INNACT-RESILIENCE, que visam gerar informação climáticas de alta resolução e integrá-la em processos de tomada de decisões a escala local e municipal. Ele facilitou o desenvolvimento de Comunicações Nacionais de Moçambique e Angola para a Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas e, recentemente, coordenou a primeira avaliação de Vulnerabilidade do Sector de Saúde às mudanças climáticas em Moçambique.
Ele tem uma longa colaboração de pesquisa com o Observatório de Clima e Saúde, que visa estabelecer Sistemas de Alerta Precoce para doenças sensíveis ao clima. É membro da primeira Comissão Técnico-Científica sobre Mudanças Climáticas em Moçambique. É fluente em português e inglês e tem um bom domínio do francês.